é inseguro ser mulher
não existe muita permissão para ser uma moça solteira. a tia pergunta quase todo ano do namoradinho. de tão cansada de ouvir sobre namoradinho, algumas mulheres se submetem a relacionamentos abusivos, e até violentos, que não garante nada mais do que hematomas, cicatrizes, e psicológico abalado de tanta manipulação. há também a pressão para ter bebês, e ai de quem prefiriu abortar ou oferecer a criança para adoção, mesmo que ela tenha sido fruto de estupro.
falando nisso, se uma mulher usa roupa curta ou justa, bebe demais, usa batom escuro... se foge do padrão de uma mulher de respeito, pediu por sexo sem consentimento. mas espera... há mulheres que cobrem até o cabelo e o rosto, e sofrem estupro. mas elas vieram de uma religião onde elas são mais "submissas". mas e as garotas que usam moletom e calça? elas também são vítimas de estupro. estavam na hora errada, ou estavam desacompanhadas dos pais. é muita desculpa esfarrapada para amenizar a culpa do criminoso.
e se quer apenas ser a inteligente e capaz, em vez de ser a bela do lar, pode ter certeza que também não há nenhuma segurança mental. há quem julga que ela não vive certo (pois ainda é necessário ter marido e crianças), e há quem pressiona ao máximo com muitas cobranças e tarefas desnecessárias, na justificativa de que até a falta de sono é para ser bem-sucedida como se espera de um homem (que também não tá bem com a pressão social do sucesso), e logo no auge dos 20 anos. ser sempre a estudante nota 10, a chefe firme, a funcionária exemplar, aquela que tem títulos que podem nem valer nada, é desgastante e pode matar uma alma tranquila.
muitas estão deprimidas, ansiosas, com burnout, receosas com tudo e sem uma grande expectativa de futuro. mas, ainda assim, precisam ser mulheres, precisam expressar que são as tais. você ainda tem que ser uma dama, não expressar histeria, aparentar estar bem mesmo transtornada neuro ou psicologicamente. pode até falar de sentimentos, mas não pode ir além na hora da raiva ou da tristeza. tem que se manter fina, não descer do salto. se segurar para não se agitar demais, não ter crise de choro, não gritar.
e assim, se torna mulher. mas também se mata uma humana.
uma boa parte das mulheres estão adoecendo. estão até a pensar que seria melhor tirar a própria vida por não aguentar todas essas pressões de perfeição que paira sobre elas (e há quem conseguiu fazer isso). eu não estou exagerando. é inseguro ser mulher. é inseguro ser humana. é uma luta ser assim, como sou e me identifico. mas ainda assim, estive tentando o meu melhor. e falar sobre essas dores, e incentivar as outras a falarem também, é tentar o meu melhor.
💜 X'nO, Lilac P
off: saúde mental é complicado pra todo mundo. mas para a mulher, com muitas exigências num modelo de sociedade bem avesso ao que consideramos feminino, há muito mais camadas profundas e doloridas. busque ajuda profissional ou ligue para o número 188, do Centro de Valorização à Vida (CVV), caso o momento esteja tão complicado que não está sabendo lidar só (independente de seu gênero). eu acredito em você. se cuide 💛

Comentários
Postar um comentário