não sei dizer "sim"
minha criação me fez desconfiar e temer tudo e qualquer coisa. ouvir da minha avó que não devo abrir a porta pra ninguém ou ir a qualquer lugar se me convidassem, ou da minha mãe que há muita gente ruim nesse mundo, me ensinou a dizer "não" com mais facilidade do que deveria. soma isso também a várias quebras de confiança infantis, traumas das tentativas de socialização na infância sendo autista, o tanto de histórias trágicas de abusos contra mulheres e meninas que soube, e também o tanto de cancelamentos e decepções que vi acontecer na internet. não há espaço para confiar em ninguém.
tudo isso me faz ter medo de ser usada, de cair em relações tóxicas, de sair do meu foco, ou ter experiências ruins. muitas vezes, tenho medo até de desagradar e da decepção, tanto da minha parte, quanto da outra pessoa, e também do ambiente. e isso me faz sofrer muito. é mais fácil dizer "não" querendo dizer "sim". é mais fácil dizer "não" pra mim também. é angustiante. é triste negar tudo e qualquer coisa. é triste dizer "não" para o outro e me anular ao mesmo tempo. e muitas das vezes, são essas coisas que acontecem comigo.
há quem diz que o "não" é libertador, que direciona para a felicidade. considerando o tanto de gente que se anula por experiências que deveria ter negado, posso até concordar. mas há riscos de que o "não" aprisione tanto quanto o "sim". há riscos que a pessoa se anule para se proteger, acreditando que está se cuidando, mas se autoengana pelo receio e falta de confiança inconsciente.
claro, isso não é um incentivo a essa cultura desenfreada do "sim" pra tudo. isso é só um desabafo de uma garota cansada de se esconder atrás dos "nãos" que vive dando por medo e insegurança pela vida. eu sou uma medrosa que não sabe confiar, não sabe dizer sim a vida de forma segura, que não sabe abrir mão dessa casca grossa e relaxar, e que até inveja um pouco quem diz "sim" pra tudo. a questão é que não sei ponderar, quando afirmar e quando negar, quando ser honestamente assertiva. e isso me deixa mal.
💜 X'nO, Lilac P

Comentários
Postar um comentário