outras vidas

não existe apenas a raca branca. não existe apenas o homem. não existe apenas a heterossexualidade e o cisgênero. não existe apenas um padrão de beleza. não existe apenas as pessoas capazes de fazer coisas "normais"*. não existe apenas as pessoas com sanidade mental boa**. não existe apenas a sua cultura. não existe apenas a sua vida.

existe várias outras vidas. outras raças, outras sexualidades, outros gêneros, outros padrões belos, outros modos de viver mesmo com uma deficiência corporal ou falta de sanidade mental**, outras culturas... não sei se todas as pessoas estão preparadas pra essas conversas. mas queria que até eu estivesse preparada pra todas elas (e sempre tento estar).

💜 X'nO, Lilac P

fundo branco, com o seguinte trecho em letras pretas: "existe várias outras vidas. (...) não sei se todas as pessoas estão preparadas pra essas conversas. mas queria que até eu estivesse preparada pra todas elas (e sempre tento estar)." isso vem do texto "outras vidas", que está destacado em letras brancas e contido num retângulo preto. abaixo em destaque, há três mulheres pretas sorrindo, e em filtro preto e branco. nos cantos ao redor delas, há manchas de aquarela rosa e roxo e adesivos sortidos, além de desenhos de corações e estrelas. por fim, minha assinatura está abaixo do retângulo: coração prateado brilhante, X'nO, Lilac P.

*deixo como lembrete que não é interessante dizer "normal" para se referir a pessoas sem deficiência. não tinha muita noção na época.

**eu acho que poderia ter dito "condições neurotípicas/psicotípicas" em vez de "sanidade mental boa", pois piorei no "falta de sanidade mental" ao me referir a pessoas neurodivergentes e psicoatípicas. não sei... eu usei uma expressão ruim? naquela época, também não sabia e só conheci a neurodiversidade depois da publicação.

Comentários