para autistas do lado de fora

vão te dizer para parar e seguir a norma. vão te dizer pra esconder, se normatizar, normalizar, pois ninguém gosta de alguém com esse seu jeito. vão te dizer que se comporta de uma forma toda errada. vão duvidar de você em um monte de coisa, da sua capacidade à sua identificação como parte do espectro. vão te dar nomes de pessoa metida, antipática, esquisita, burra, louca… ou vão criar altas expectativas de genialidade e avanços, e se frustrarem logo quando percebem que, de "gênio excêntrico", só sobra o segundo termo. esteja dentro, de acordo.

e você não é a única pessoa do mundo a passar por isso. uma boa parcela da população do mundo inteiro esteve carregando o fardo de não se ver dentro de um meio normativo, que se diz inclusivo, mas que não acomoda bem as incríveis particularidades autísticas nossas, e também de outres neurodivergentes e psicoatípiques. estamos fora do mundo, e aparentamos estar no "nosso mundinho" justamente por não nos encaixarmos.

a gente corre pra nos adaptar-nos como um ícone neurotípico, e isso sai de uma forma tão falsa pra nós, que criamos neuroses para nos encaixarmos de fato. temos que estar dentro da norma, nos comportarmos como nos dizem. mas isso nunca funciona muito bem, e nem dura tanto quanto queríamos. e tudo falha a partir do momento em que afundamos no esgotamento de nossa baixa energia social.

mas tá tudo bem. encaixar como quebra-cabeça quebrado não importa muito quando a gente não nasceu pra ser igual a todo mundo. somos pessoas com mentes particulares, não cachorrinhos pra dever obediência. não somos melhores, nem piores. somos seres com histórias singulares. não há motivos para nos encaixar para dentro, quando somos ótimes em estar por fora, nas margens da crua normalidade.

deixe essa máscara pra lá. não deixem que te minem por conta das suas características sejam elas solitude, repetições para acalmar, foco maior no que gosta, ou qualquer outra coisa que te faz diferente. não deixem que te definem e te limitem só pelo que você expressa de característico. não deixem que digam que você deva abrir mão de algo que te faz bem ou mudar seu jeito de ser. o seu autismo não é defeito, doença, falha, ou algo que deva ser superado. é algo seu, do seu corpo, da sua mente. que merece amor (inclusive o seu), atenção e respeito.

💜 X'nO, Lilac P

fundo branco, com o seguinte trecho em letras pretas: "não há motivos para nos encaixar por dentro, quando somos ótimes em estar por fora, nas margens da crua normalidade." isso vem do texto "para autistas do lado de fora", que está destacado em letras brancas e contido num retângulo preto. no canto esquerdo, há uma mão com pele preta, unhas pintadas em cores pastéis, usando anéis dourados. essa mão está perto de um botão branco com um infinito colorido no centro (símbolo do ativismo autista), e contido num retângulo rosa. acompanhando o botão, estão setas para cima apontando para uma estrela de strass, e uma colagem de letras em rosa, formando o termo "self love" (amor próprio). nos cantos, há estrelas douradas e uma mancha colorida com pérolas e lantejoulas. por fim, minha assinatura está abaixo do retângulo: coração prateado brilhante, X'nO, Lilac P.

Comentários