estando melhor

eu sempre fui a menina sonhadora, com várias fantasias e ideias para o futuro. já quis ter um monte de profissões, já fiz coisas diferentes, já desejei morar fora do país, já quis mudar o mundo... eu tinha uma penca de sonhos, e eu me esforçava para fazer alguns deles acontecerem.

quando pensava que iria ter um bom futuro depois da escola, eu recebi o maior baque da minha vida (por enquanto). no último ano do ensino médio, conheci a pressão de ser adulta. diziam que você tem que estudar muito e tentar não tirar nota baixa. não apenas para (finalmente) passar na escola, mas para entrar na faculdade dos sonhos. mais da metade da minha turma queria medicina, e eu estava num colégio bem exigente e mais bem colocado da região. aquele tipo de pressão que funciona para elus me antigiu de forma assustadora.

foi a primeira vez em que quis desistir dos meus sonhos, de verdade. foi a primeira vez em que tive medo do futuro (já tive alguns medos antes). foi a primeira vez em que tive medo de decepcionar os meus pais. foi a primeira vez em que senti que decepcionei os meus pais. foi a primeira vez em que duvidei de mim mesma. foi a primeira vez em que me sentir inferior. e tudo durou por todo o ano.

a impressão que tive é que estava voando alto demais para as minhas frágeis asas. eu não me sentia pronta para encarar tudo. e no fim, optei usar o próximo ano para focar inteiramente na faculdade.

quando achava que tudo estaria nos eixos, tudo o que me assombrava no ano passado voltou. fiz cursinho pré-vestibular, e parei em pouco tempo. estudei em casa, mas fiquei estagnada por um bom tempo. eu sentia que era muito, mas também sentia que era pouco. achava que me esforçava pouco nos estudos, mas fiquei mal por muito tempo devido a pressão de dever estar na faculdade no próximo ano.

depois de tanto caos na minha cabeça, umas boas sessões de terapia, aulas no teatro, e duas semanas de prova que ainda me deixaram um pouco em dúvida do meu desempenho, estou aqui. hoje, eu sei que não sou um destaque. eu sei que posso ser horrível em uma matéria. eu sei que não vou alcançar notas perfeitas. eu sei que nunca vou ser perfeita, mas isso já me faz perfeita.

eu não sei o que os próximos 365 dias vão me reservar. eu sei que vou me mudar, mas não sei se vai ser como eu esperava. e tudo o que quero para o futuro não é ser a melhor para a faculdade, a melhor para o meu futuro incerto ou a melhor para a minha família. eu quero ser a melhor para mim. sem medo, sem me isolar, sem me arrepender. posso ainda não estar melhor dos resquícios do passado. posso ainda ter os meus monstros por trás de mim. mas eu quero viver o meu melhor momento, agora que tudo passou. é tudo o que eu quero agora.

💜 X'nO, Lilac P

fundo lilás, com o seguinte trecho em letras pretas: "eu quero ser a melhor para mim. sem medo, sem me isolar, sem me arrepender." isso vem do texto "estando melhor", que está destacado em letras brancas e contido num retângulo preto. ao lado direito, uma garota em sombra, com asas de fada nascidas do coração, observa um céu rosado brilhante e com variados planetas e pedrarias. por fim, minha assinatura está abaixo do retângulo: coração vinho brilhante, X'nO, Lilac P.

postado originalmente no Instagram no dia 1 de janeiro de 2021

Comentários